outubro 21, 2009

COMO É QUE PODE NÉ?

Foto Eduardo Pacheco
A lula gigante encontrada na terça-feira da semana passada na Praia do Campeche, vai a leilão! Isso mesmo. Com aproximadamente 4 quilos e medindo mais de um metro, a lula vai ser leiloada neste final de semana, dia 24, com lance minímo de R$ 250,00. Parte da renda será doada para a APLG - Associação de Proteção as Lulas Gigantes. Maiores informações e lances podem ser obtidas no ZECA BAR E RESTAURANTE, na praia do Campeche, Florianópolis.
Segundo biólogos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), esta lula não é comum na costa e sim em alto-mar. O animal pode ter encalhado ou enroscado em alguma rede de pesca. Pesquisadores afirmam que aqui no litoral é comum encontrar lula, mas que pese em torno de 100 gramas.

outubro 16, 2009

BRUXAS GÊMEAS

Desenho de Franklin Cascaes

"O Senhor Rosalino Oliveira gostava muito de contar estórias de assombrações e outras. Certa ocasião, estávamos sentados na linda praia de Pântano Sul, Ilha de Santa Catarina, quando ele se lembrou dessa estória...
... Meus pais contavam que no (praia) Saquinho existiu um casal que ganhou como presente do trabalho sexual oito filhas, sem nenhum varão entremeado. Depois do nascimento da sexta filha, nasceram duas gêmeas. O casal ficou muito preocupado com a dádiva lá de riba do alto, isso porque sabiam de antemão que, ao nascer a sétima filha de um casal de gente de argila humana, a mais velha tem obrigação espiritual de batizar a mais moça, para afugentar o triste fado bruxólico que ela recebe naturalmente ao nascer neste mundo de Nosso Senhor, como também os pais devem aplicar-lhe o nome de Benta. Meio confusos e apavorados com a presença do caso bruxólico natural que sabiam envolver suas duas filhas, a sétima e a oitava, gêmeas, resolveram consurtar a sinhá Candinha Miringa, velha e tradicional médica benzedeira e curandeira lá das bandas do Sertão do Peri, mó de tomar conselhos e ouvir suas sábias e firmes palavras com relação às coisas do mundo dos deuses ocultos.- Sim, sinhá Candinha, - falou seu Manoel Braseiro, o pai das gêmeas, - eu confio muito na senhora e sempre ouvi falar que o seu saber espiritual com relação às coisas do outro mundo é verdadeiro e consolador(...)
(Fragmento de Bruxas Gêmeas, conto de Franklin Cascaes em "O Fantástico na Ilha de Santa Catarina" - Volume II - Editora da UFSC - 1992.)

Os 101 Anos de Cascaes


Foto Sérgio Pereira Paiva - Reprodução

Franklin Joaquim Cascaes nasceu em Itaguaçu, no município de São José "da terra firme", em frente a ilha de Santa Catarina, em 16 de outubro de 1908. Professor artífice por profissão, vivenciou e pesquisou durante toda sua vida a cultura popular de base açoriana da Ilha de Santa Catarina e litoral. Folclorista, ceramista, gravurista e escritor, realizou todas suas pesquisas e trabalhos com recursos próprios, baseando sua produção no folclore e na cultura popular. Em seus contos e textos utilizou sempre a linguagem fonética cotidiana, registrando e resgatando os "falares" de seu povo ilhéu.Morreu em 15 de março de 1983, na Ilha de Santa Catarina. A partir daí, Cascaes deixa de ser o "professor meio-maluco", passando a ser considerado o Mestre da cultura açoriana em Santa Catarina.

outubro 01, 2009

SAUDOSO MANÉZINHO DO SERTÃO DO PERI


Francisco Thomaz dos Santos (1932-1996), em um dos vários momentos durante as filmagens do documentário"Seo Chico, um retrato", de Zé Rafael, feitas em junho 1996. Ele explica porque não mudaria o tradicional engenho de cangalha mesmo com a chegada iminente da luz elétrica ao engenho. E lembra da lida e da excelência técnica de seu pai na arte de fazer farinha de mandioca.
O engenho do seu Chico foi um dos últimos em atividade na ilha com tração animal, funcionou até ele ser brutalmente assassinado em 1996, três meses após as gravações destas imagens.